Os EEA grants consistem num mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA) que suportam iniciativas e projetos com o objetivo reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.
Entre as diferentes iniciativas, o Ministério da Saúde Português, através da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) em colaboração com o INSA e DGS promoveram a AP13 – Iniciativas de Saúde Pública – tendo como parceiro do programa por parte dos Estados Doadores o Instituto Norueguês de Saúde Pública (FHI).
O programa centra-se nas questões de saúde pública do Plano Nacional de Saúde dando particular importância às desigualdades na saúde, à igualdade no acesso aos cuidados de saúde, à melhoria dos sistemas de saúde e ao desenvolvimento de políticas promotoras da saúde.
Projetos financiados na área da Nutrição:
- Nutrition 65UP – Monitorização do estado nutricional da população com mais de 65 anos.
- PRONUTRISENIOR – Capacitação de profissionais de saúde em nutrição na idade sénior: uma abordagem holística.
- Nutriciência – Aumentar a sensibilidade e a literacia nutricional das famílias portuguesas.
- SIMETRIA: Projeto de Promoção de Igualdade Nutricional e Social – Melhoria de práticas institucionais na área da igualdade no direito a uma alimentação adequada e da segurança alimentar, juntamente com a capacitação de profissionais de áreas sociais e da saúde que intervenham em contextos sociais desfavorecidos.
- IoGeneration – Estado de Iodo em Portugal: papel da suplementação em idades escolares – Monitorização do estado do iodo em idade escolar
- Rastreio da Desnutrição na população idosa de um hospital central universitário no norte de Portugal e das suas áreas de influência – Monitorização do estado nutricional da população com mais de 65 anos, quer do internamento quer na comunidade, das áreas de referenciação do Centro Hospitalar de São João.
- Eat Mediterranean – Contribuir para a redução das desigualdades nutricionais em meio escolar, através da promoção da Dieta Mediterrânica.
Projetos de sistemas de informação na área da Nutrição:
- PEN-3S – Estado nutricional dos idosos Portugueses: Estudo de prevalência nacional e construção de um sistema de vigilância epidemiológica relativamente ao estado nutricional dos idosos Portugueses.
- Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física – IAN-AF – Inquérito para recolha de informação nacional sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física e a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente, socioeconómicos.
- Projeto Saúde.Come – Caracterizar insegurança alimentar em Portugal e os seus determinantes e intervir na área da promoção de estilos de vida saudável.