Os primeiros mil dias de vida são cruciais para o desenvolvimento saudável do ser humano. Este espaço destina-se à apresentação de estudos/projetos desenvolvidos nesta faixa etária.
EPACI
Estudo do Padrão Alimentar e de Crescimento Infantil: EPACI Portugal 2012
O EPACI é um estudo representativo nacional para avaliar o padrão alimentar e crescimento infantil que decorreu entre maio de 2012 e julho de 2013, tendo sido realizado em unidades de Saúde Familiar/Centros de Saúde/Extensões por profissionais treinados.
Trata-se de um estudo misto, suportando-se os resultados:
- Na recolha retrospetiva dos dados até 12 meses e/ou até à data de avaliação (informação por inquérito aos cuidadores acerca dos hábitos alimentares e recolha da informação do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil sobre o padrão de crescimento)
- Na avaliação transversal do estado de nutrição (12-36 meses);
- Na quantificação da ingesta alimentar (registo de 3 dias) à data da avaliação (12-36 meses).
Os principais objetivos deste estudo foram avaliar o perfil socioeconómico e cultural do agregado familiar, averiguar o estado nutricional ao nascimento e o padrão do crescimento dos 0 aos 36 meses e, avaliar a alimentação no 1º ano de vida e comportamento e suprimento nos 2º e 3º anos.
Ainda no âmbito deste estudo, foram elaboradas recomendações e propostas de intervenção em Saúde Pública para o grupo etário em questão.