Trata-se de um projeto direcionado para a educação do consumidor, ajudando-o a fazer escolhas alimentares seguras, com qualidade e saudáveis.
Diversos estudos demonstram que a adoção de hábitos alimentares saudáveis, tais como a diminuição do consumo de gorduras saturadas, sal, açúcares de absorção rápida e alimentos com elevado conteúdo calórico e pobres em nutrientes, contribuem para uma vida saudável e para a redução da incidência da obesidade.
Neste âmbito, o Projeto “Movimento Hiper Saudável” desenvolvido pelo Continente realizou diversas ações com vista à educação do consumidor fornecendo-lhe a informação necessária para que faça escolhas seguras, de qualidade e saudáveis.
O projeto pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade portuguesa para a mudança de atitudes e comportamentos em prol de melhores hábitos alimentares e de um estilo de vida mais saudável.
Movimento Hiper Saudável é constituído por oito compromissos essenciais para uma melhor nutrição: tomar o pequeno-almoço todos os dias; comer cinco porções de fruta/legumes por dia; não estar mais de 3h30 sem comer; ler sempre o rótulo dos produtos comprados; fazer exercício físico três vezes por semana; manter o organismo sempre hidratado; planear as refeições semanalmente; e confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar.
Diversos conteúdos educacionais e suportes de informação econtram-se disponibilizados no sítio do Continente.
A Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (antiga Plataforma Contra a Obesidade) contribuiu para o compromisso “Ler sempre os rótulos dos produtos comprados” através da gravação de um vídeo, tendo sido emitido pela RTP1.
Para além disso, a participação do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (antiga Plataforma Contra a Obesidade) manteve-se através da divulgação de informação sobre rotulagem dos géneros alimentícios e sobre o compromisso “Confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar”.