Nabo

Partilhar:

nabo

O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma raiz pertencente à família das crucíferas, da qual fazem também parte as couves, e a mostarda. Esta raiz pode ser encontrada ao longo de todo o ano, sendo a sua melhor época de outubro a maio.

Por ser constituído na sua grande maioria por água (94,5%), o nabo fornece poucas calorias (14kcal por 100g de nabo cozido). Com 2,2 g de fibra por 100g de nabo cozido, o nabo reduz o apetite, ajuda no controlo da glicémia e na regulação do trânsito intestinal.

É uma boa fonte de vitamina C, pois contém, quando cozido, 15% da dose diária de referência para adultos desta vitamina. A quantidade significativa de vitamina C presente no nabo facilita a absorção do ferro presente em produtos de origem vegetal (ferro não-heme), nomeadamente nas leguminosas. Assim, adicionar nabo às sopas com feijão, grão ou lentilhas, por exemplo, vai contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nestes alimentos. A vitamina C, devido à suafunção antioxidante vai também ajudar na protecção das células e na prevenção de doença crónica. O nabo fornece ainda, em menores quantidades, potássio, folatos e magnésio.