Campanhas sobre alimentação saudável

A nova campanha da Direção-Geral da Saúde (2019)

Comer melhor, uma receita para a vida

“Comer melhor, uma receita para a vida” é a nova campanha da Direção-Geral da Saúde para a promoção da alimentação saudável que pretende desafiar os portugueses a, passo a passo, juntarem os “ingredientes” que mais estão em falta na alimentação dos portugueses. Trata-se de uma campanha pela positiva que pretende “acrescentar valor” a alguns alimentos que são ainda pouco valorizados, apreciados e consumidos (fruta, hortícolas, leguminosas e água) pela nossa população.

Figura 1. Cartazes para a campnha “Comer melhor, uma receita para a vida”

Figura 2. Passos 1, 2 e 3 “Beba mais água, coma mais leguminosas, coma mais fruta e hortícolas

Uma campanha para promover o consumo de água (2018)

Campanha “Água, a nova mega bebida”

Uma campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS), com apoio da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM) para promover o consumo de água na população portuguesa. A divulgação da campanha foi feita através dos meios digitais, em que foram publicadas mensagens de incentivo e através de um anúncio televisivo com alusão ao mundo das televendas que contou com a presença de diversas figuras públicas, nomeadamente, Vanessa Oliveira, Isaac Alfaiate, Diogo Amaral e Maria Cerqueira Gomes.

Figura 3. Cartazes da campanha “Água, a Mega Bebida”

 

Uma campanha para promover a redução do consumo de sal (2017)

Campanha Juntos contra o sal

 O Ministério da Saúde lançou a campanha “Juntos contra o sal”, com o objetivo de promover a redução do consumo de sal pelos portugueses.

 

 

 

Uma campanha para promover a redução do consumo de açúcar (2017)

Campanha “Açúcar escondido nos alimentos”

 O Ministério da Saúde lançou a campanha “Açúcar escondido nos alimentos”, com o objetivo de promover a redução do consumo de açúcar.

 

Uma campanha para promover a água da rede pública (2017)

#ÁguaPública 

A água da rede pública em Portugal é de boa qualidade e pode ser uma forma adequada e acessível de promover a saúde e bem-estar dos cidadãos. Mas para que tal aconteça, é necessário que existam pontos de água acessíveis e a funcionar nos locais públicos. Desde passeios e recintos escolares até locais públicos como estações de comboio e metro, aeroportos ou centros comerciais. E que exista uma vontade e responsabilização das entidades que fazem a gestão destes espaços para disponibilizar e promover o seu consumo.

Esta iniciativa pretende dar a conhecer locais em Portugal que mereciam ter água potável disponível, com a ajuda dos cidadãos.

Se encontrar um local com um bebedouro funcional, partilhe.

Se encontrar um bebedouro que não funciona, partilhe.

Se conhece um local onde faz sentido existir um bebedouro público, partilhe.

Figura 5. Imagem oficial para a campanha #aguapublica

Figura 6. Alguns posts para redes sociais da campanha #aguapublica