Orientações
Comece por esmagar o grão-de-bico. Envolva com as sobras de peixe, couve e pão ralado, com a pimenta, noz moscada, cebolinho, folha de louro. Misture tudo e molde até obter a forma de um hambúrguer.
Numa frigideira antiaderente coloque um o de azeite (1 colher de sopa) e limpe o excesso com papel absorvente. Passe os hambúrgueres na frigideira.
Por fim acompanhe com palitos de batata e cenoura assados no forno.
Truques e dicas:
Com as típicas sobras que dão origem à conhecida roupa velha, é possível inovar e criar um hambúrguer de roupa velha. A utilização do grão-de-bico esmagado permite envolver os restantes ingredientes facilitando a formação do hambúrguer. Utilize também as sobras de pão para o pão ralado.
Curiosidades nutricionais:
Uma opção saudável que permite o reaproveitamento de sobras na sua íntegra.
A presença de leguminosas, como é o caso do grão-de-bico, permite enriquecer esta receita pelo seu elevado teor de fibra, importante na saciedade e normal funcionamento intestinal. A presença de substâncias químicas bioativas no grão como compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos podem ter um papel importante na prevenção de doenças crónicas. Mais uma vez, os hortícolas não caram de fora, sendo este prato uma excelente e original opção para reaproveitar as sobras de couve da noite de Natal.