Selénio

Partilhar:

O Selénio é necessário para o correto funcionamento das selenoproteinas e é componente da enzima glutatião peroxidade, protegendo assim as membranas celulares contra os radicais livres. É também essencial para a regulação das hormonas tiroideias.

A nível alimentar as fontes de selénio variam de acordo com os solos e águas usados na produção dos alimentos, contudo os alimentos com maior teor são a castanha do Pará, sementes, ovo,  cogumelos, cereais e derivados.

A deficiência em selénio leva anos a desenvolver-se quando há uma ingestão alimentar adequada e apenas foi relatada em regiões da china como a doença de Keshan.

Alimentos com Selénio

Embora sejam classificado como vegetais, os cogumelos pertencem ao grupo dos fungos . Em relação à sua produção em Portugal destacam-se as regiões de Trás-os-Montes, Beira Litoral, Ribatejo e Oeste. Os principais tipos comercializados no nosso país são o cogumelo branco (também conhecido por champignon de Paris), o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo […]

O bacalhau é um peixe com baixo teor de gordura (0,1% da DDR por 100g), rico em proteína de alto valor biológico, com quantidades apreciáveis em vitamina D, fósforo, potássio e magnésio. O bacalhau é particularmente rico em selénio, que integra diversas enzimas com capacidades de proteção das células do organismo contra os radicais livres […]