O licopeno é um pigmento lipossolúvel responsável por fornecer uma cor vermelha. Este caroteno é conhecido pelas suas propriedades biológicas e físico-químicas, especialmente relacionadas com o seu papel antioxidante.
Devido ao caráter lipossolúvel do licopeno, sempre que consumido com gordura, verifica-se uma maior absorção.
O organismo utiliza alguns tipos de carotenos para produzir vitamina A, no entanto, o licopeno não corresponde a esse tipo. Este fato não o impede de exercer uma atividade antioxidante de relevo que consubstancia o efeito cardioprotetor com a redução não só dos níveis de colesterol total e colesterol LDL, sendo igualmente eficaz na diminuição dos níveis de homocisteína e pressão arterial.
A sua forte ação antioxidante torna-se igualmente importante na proteção do nosso ADN, na eliminação de radicais livres resultantes do stress oxidativo e na indução da apoptose (morte) de células cancerígenas, sendo-lhe atribuído um evidente papel protetor particularmente no cancro da próstata.
Em suma, é necessário ter em consideração que os efeitos do licopeno podem diferir de pessoa para pessoa, devido a fatores como o teor de gordura na dieta, o uso de probióticos (presentes, por exemplo, nos iogurtes, que dificultam a absorção de licopeno), diferenças genéticas no metabolismo, a sinergia que pode ocorrer entre dois componentes e que potencia a capacidade antioxidante, entre outros.
Alimentos com Licopeno
A melancia é praticamente água (94% aproximadamente) é uma excelente fonte de hidratação em pleno verão. Água pura, não contaminada e ainda por cima pouco calórica e rica em vitaminas e minerais. Cada taça de melancia, cortada aos bocados com um peso aproximadamente de 154g fornece pouco mais de 46 calorias. Este valor pode variar ligeiramente nas quase 300 […]
O tomate também é uma fonte de carotenos, nomeadamente, de licopeno. Pode ser consumido “em natureza”, tomate pelado ou em polpa. A cocção e a destruição mecânica das suas membranas no processo de trituração tornam o licopeno mais biodisponível, ou seja, mais facilmente absorvido pelo nosso organismo.